sábado, 17 de agosto de 2019
sábado, 27 de abril de 2019
Parece ser muito difícil, para algumas pessoas, pedir desculpas a quem quer que seja, não importando o que tenham feito. Mesmo para quem é próximo, para quem é íntimo, para quem caminha junto, tem gente que não consegue pedir perdão. Ainda que estejam completamente erradas, mesmo que saibam que machucaram, que vacilaram, algumas pessoas não se desculpam, pois nem ao menos se culpam.
Provavelmente, muitos indivíduos que são incapazes de se desculparem não conseguem perceber que estão errados, que suas ações ou suas palavras feriram o outro. É como se agissem somente fazendo o que querem, o que têm vontade, sem se importar com ninguém além de si mesmos. Egoísmo, egocentrismo, incapacidade de se colocar no lugar do outro. Nunca devemos confiar em alguém que não demonstre um mínimo de empatia em seu coração.
Existirá, inclusive, quem preferirá fingir que somos pessoas ruins, para que possam lidar melhor com as próprias culpas, enterrando-as sob as mentiras que criarão a nosso respeito. Dessa forma, a pessoa se sentirá livre da obrigação de se desculpar, uma vez que quem ela machucou assim o mereceu, por se tratar de alguém ruim. É desse modo que alguns indivíduos agirão: tentarão se proteger de forma cínica e falsa, colocando o outro como o vilão da história.
Texto de Marcel Camargo
sábado, 23 de fevereiro de 2019
Homem Cósmico!
O homem, antes de atingir certa altura de evolução, considera-se instintivamente como cidadão da Terra, ignorando a sua cidadania cósmica. Não sabe que é cidadão do universo e que aqui, neste planeta, é apenas imigrante temporário, para realizar determinado estágio evolutivo, uma certa aprendizagem que o habilite a ascender a planos superiores. E, como lhe falta toda a noção da sua verdadeira cidadania cósmica, vivendo em completa ignorância de sua pátria, o Infinito, agarras-se ele freneticamente a este átomo de areia, chamado Terra, perdido na imensidão vasta do Universo, e considera desgraça e catástrofe ter de separar-se desta pequena ilha cósmica e emigrar para outros planos de evolução. Mas, quando o homem sabe e se convence definitivamente de sua verdadeira linhagem e da função provisória que desempenha neste planeta, transfere insntintivamente o seu centro de gravitação e o foco dos seus interesses para a imensidade cósmica, para o Infinito, para a Eternidade, para Deus.
Entretanto, o homem no qual despontou essa consciência cósmica não é,
de forma alguma, indiferente e apático às coisas da terra e da vida
presente; pelo contrário, interessa-se viva e intensamente por tudo o
que é bom e belo no plano Telúrico; trabalha com prazer, ama com ardor,
procura melhorar os meios de vida e fazer do seu habitáculo terrestre um
verdadeiro paraíso, porque sabe que todas as realidades terrestres,
todos os seus conhecimentos e todas as suas habilidades que aqui
adquirir o acompanharão a outras regiões de existência.
O homem cósmico vive aqui na Terra à luz do Eterno e do Infinito e essa consciência nunca lhe permite ser infeliz — ao passo que o homem profano e inexperiente da sua verdadeira natureza visa, antes de tudo, os resultados palpáveis e imediatos de seu trabalho e, se estes falharem, sente-se profundamente frustrado e infeliz.
O homem integral não afirma a matéria para negar o espírito, como o materialista — nem afirma o espírito para negar a matéria, como o asceta. O homem Cósmico está com os pés solidamente firmados na Terra e com a cabeça gloriosamente banhada pela luz eterna do céu e, quando contempla o céu, não perde de vista a Terra.
O homem cósmico vive aqui na Terra à luz do Eterno e do Infinito e essa consciência nunca lhe permite ser infeliz — ao passo que o homem profano e inexperiente da sua verdadeira natureza visa, antes de tudo, os resultados palpáveis e imediatos de seu trabalho e, se estes falharem, sente-se profundamente frustrado e infeliz.
O homem integral não afirma a matéria para negar o espírito, como o materialista — nem afirma o espírito para negar a matéria, como o asceta. O homem Cósmico está com os pés solidamente firmados na Terra e com a cabeça gloriosamente banhada pela luz eterna do céu e, quando contempla o céu, não perde de vista a Terra.
Universo Quântico e a Grande Fraternidade Branca
sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Assinar:
Postagens (Atom)


